christmas tree; pinheiro de natal; sapin de noel; jardin au Portugal

3 factos e curiosidades sobre o pinheiro de Natal

Na verdade, não se trata de um pinheiro

As espécies mais comuns de árvores de Natal são do género Abies sp. (abetos) e Picea sp., poucas vezes são utilizados pinheiros: género Pinus como árvore de Natal.

Uma das favoritas, pelas suas agulhas ‘macias’ e que permanecem mais tempo na árvore, é o Abeto do Cáucaso (Abies normanniana), nativo das montanhas da zona do mar negroPode atingir os 60 metros de altura e o tronco poderá ter um diâmetro até aos 2m.

 

É uma verdadeira competição

A competição é séria, para ver qual a cidade que ostenta a maior árvore de Natal.

A cidade de Lisboa recebeu a sua árvore em 2004, por oferta do Millenium BCP, na altura a maior da Europa, uma mega estrutura em aço com 62 metros.

Em 2016 a maior árvore do país estava em Aveiro, e com um moliceiro no topo, em plena cidade dos canais. Uma árvore decorativa com 50m de altura e 400 mil lâmpadas led.

Em 2017 existiu no Porto uma árvore de Natal de porcelana com mais de três mil peças da Vista Alegre, com 5 metros e 2,5 toneladas.

 

É possível alugar uma árvore de Natal

Por exemplo os viveiros Becker, no Luxemburgo já o fazem há 30 anos, escolhe a sua árvore e em Janeiro vão buscá-la para plantar de novo no solo. Este ano pode fazê-lo também em Portugal, a empresa Rnters criou a iniciativa Pinheiro Bombeiro, ao alugar uma árvore estará a contribuir para a compra de material profissional para os bombeiros, em Janeiro pode devolver e a árvore será transformado em biomassa.

 

Se ainda não escolheu a sua árvore de Natal, agora já sabe que pode também alugar uma.

Desejamos um excelente Natal a todos. *

Post a comment: