ideias para terraço varanda, relacionar o jardim com a casa, garden, outdoors, portugal, exterior, ar livre

Aproveite ao máximo a relação da casa com o exterior

Muitos jardins residenciais têm uma plataforma pavimentada em relação directa com a casa. Este espaço permite relacionar o conforto e a vida no interior da casa com o ar livre, o jardim. 

O pavimento, associado a algum mobiliário permite o conforto de viver no exterior e claro, se possível rodeado de vegetação. Lembra-se daquela refeição ao ar livre com os seus amigos? Dos mais pequeninos a brincar lá fora? Daquela tarde de sol em que foi ler para o jardim, é desse espaço e desse tipo de vivências que lhe falo, um verdadeiro privilégio, sobretudo nos dias de hoje em que as cidades são cada vez mais habitadas e começa a ser raro encontrar um cantinho como esse. 

Com pouco espaço disponível deve procurar um equilíbrio entre a zona pavimentada e a zona permeável onde poderá colocar plantas, pequenos arbustos ou até árvores estes elementos vivos trazem imensos benefícios como sombra, maior conforto térmico, estéticos, entre outros… 

 

Damos-lhe algumas sugestões para o seu pequeno paraíso:

 

Uma área pavimentada em relação imediata com casa, perfeita para refeições ao ar livre, e onde a sombra é dada por uma pérgola simples e uma trepadeira. A verdade é que refeições ao ar livre quando o sol bate fortemente podem tornar-se desagradáveis, a utilização deste tipo de elementos de sombra pode revelar-se muito prático. Repare que a envolver a área estão maciços de plantas verdejantes, que têm sem dúvida um impacto positivo na vivência deste espaço. Mas também na zona pavimentada, vemos plantas em vasos.

Optar por um deck de madeira é outra bela opção para relacionar a casa com o jardim e tirar o máximo partido dos espaços exteriores.

 

Nesta imagem vemos uma outra solução, um jardim com piscina e com exuberantes plantas tropicais.

Por vezes basta um baloiço ou uma pequena caixa de areia para tornar o espaço mais agradável para os mais pequenos, como no exemplo abaixo. 

Como pode observar, são várias as possibilidades para aproveitar aquele espaço que tem deixado de lado e que tem tanto potencial para tornar o seu dia-a-dia bem mais agradável.

Se precisar de ajuda para aproveitar melhor o seu terraço, fale connosco. Procuremos encontrar a solução adequada aos seus desejos e possibilidades, para nunca mais desperdiçar aquele espaço ao ar livre que tem em casa.

 

Photo by Orlova Maria on Unsplash

Post a comment: