tendências jardim 2019, jardim portugal, espaço exterior, arranjos exterior, iluminação de jardim, paredes verdes, sustentabilidade, slowliving, arquitetura paisagista

Tendências nos jardins para 2019

As pessoas estão cada vez mais conscientes em relação ao seu impacto no planeta, à forma como vivem a vida e ao mundo que deixam para as gerações futuras.

Quanto mais somos invadidos por tecnologia mais damos valor ao espaço exterior e à qualidade de vida. E os jardins, terraços ou pátios podem representar um elemento importante dessa mudança de paradigma.

Falamos de algumas tendências para os jardins em 2019:

Pouca manutenção, pouca rega

Os relvados estão cada vez menos na moda, sendo substituídos por outras soluções como a combinação de plantas da flora portuguesa, por exemplo.

Vivemos num país com um clima mediterrânico, onde as temperaturas estão a aumentar e a disponibilidade de água a diminuir.

Os jardins resistentes à seca serão uma das principais tendências para o próximo ano.

Espaço para a horta

As preocupações com aquilo que comemos também são cada vez maiores assim como a curiosidade de produzir o nosso próprio alimento.

Seja num jardim, varanda ou terraço, haverá cada vez mais pessoas a querer integrar uma pequena horta no espaço exterior.

 

De fora para dentro

Esta ideia ganhou força em 2018 com a profusão das ‘selvas’ urbanas. Os jardins têm tendência a interagir cada vez mais com o interior das casas, sendo que as plantas passam a fazer parte da decoração. Saiba quais são as plantas da moda para interiores, clique aqui.

 

Cozinhar lá fora

Em Portugal adoramos comer e temos muitas horas de sol, por isso mesmo é cada vez mais comum integrar um espaço de cozinha no exterior, com churrasco, bancada, espaço para preparar bebidas, surgem opões de design cada vez mais interessantes para aproveitar o ar livre.

 

Maior variedade de plantas para sentir as estações

Nas cidades vamos perdendo a noção das estações do ano e por isso mesmo uma maior variedade de plantas com interesse sazonal será certamente uma tendência para 2019.

 

Arbustos que atraiam biodiversidade

A vegetação também é usada para criar espaços e os arbustos desempenham muito bem este papel. Em 2019 vamos dar maior importância à escolha de plantas que atraiam pássaros e abelhas, por exemplo.

 

Texturas

‘Um jardim deve ser bonito a preto e branco’. A combinação de plantas com diferentes texturas cria como uma pintura tridimensional no jardim.

 

Iluminação adequada

É bom poder aproveitar o jardim dia e noite. Uma iluminação adequada pode tornar um jardim incrível, seja para ser vivido à noite ou para ser visto do interior da casa.

 

Uma lareira no exterior

Para as noites mais frias, uma lareira no exterior é o elemento perfeito para criar o ambiente perfeito de convívio entre família e amigos.

 

Investir em mobiliário para durar e com cores contrastantes

As cadeiras, bancos ou mesas para o exterior devem ser bem resistentes, a escolha de materiais para durar é cada vez mais uma tendência. Existem também vasos grandes fantásticos para o seu jardim. A escolha de cores contrastantes torna o mobiliário uma parte divertida do jardim.

 

Paredes e telhados verdes

 As paredes e telhados verdes estão cada vez mais desenvolvidos e têm muitas vantagens para os edifícios e para a vida nas cidades. Entre elas o aumento da eficiência energética e redução dos custos com energia, o isolamento térmico, o aumenta da protecção contra o ruído, aumento da biodiversidade e nichos ecológicos, a absorção/ filtragem de gases poluentes e partículas em suspensão da atmosfera.

 

Jardins nas empresas

As empresas procuram cada vez mais agradar aos seus trabalhadores e cumprir requisitos a nível de sustentabilidade. É por isso que um espaço exterior funcional e agradável nas empresas, para além de criar uma boa imagem exterior faz com que os trabalhadores estejam mais motivados.

 

Jardins no turismo

Temos um bom clima e muitas famílias procuram alojamento turístico ou propriedades em turismo rural para descansar ao fim de semana por exemplo, isto faz com que o espaço exterior deste tipo de propriedades seja cada vez mais um factor decisivo aquando da escolha do lugar para as férias ou fim de semana prolongado.

Aproveite a vida ao ar livre

Post a comment: