árvores na cidade, beneficios, sujidade, folhas caídas, passeios levantados

Árvores na cidade? Alergias, sujidade e passeios levantados

Num momento ou outro, já nos sentimos ameaçados pela presença tenebrosa das árvores nas cidades. Alergias, carros sujos, folhas por todo o lado, sombra, passeios levantados, um sem número de problemas que só atrapalham as nossas vidas aceleradas…

 

Mas hoje em dia existem cada vez mais espaços em que podemos viver a experiência da cidade sem árvores: Muito calor, ar poluído, falta de sombra para uns minutos de espera ou inundações são alguns dos problemas.

De facto no dia-a-dia podemos sentir-nos incomodados com alguns destes seres vivos mas quais serão os benefícios das árvores para as cidades?

 

A verdade é que as árvores têm benefícios para nós, para o equilíbrio natural e mesmo benefícios económicos, para além do seu valor estético.

Um espaço exterior com vegetação acaba por convidar ao passeio e até ao exercício físico mais intenso, melhorando a nossa saúde. A nível psicológico é também muito benéfico. São os espaços exteriores que nos incentivam a conviver, a fazer aquele piquenique com os amigos, o passeio em família ou falar com os vizinhos, por exemplo.

As árvores purificam o ar que respiramos, permitem a gestão de águas pluviais, a regulação da temperatura, atraem a biodiversidade…

No que diz respeito à economia a presença de árvores permite optimizar o ambiente construído tornando-o mais atraente para cidadãos e turistas.

 

Ora será que temos mesmo de escolher entre os seus benefícios e os nossos carros sujos ou alergias constantes?!

 

A resposta é não, com um bom planeamento, construção de qualidade e manutenção eficiente é possível partilharmos o espaço com estes seres que nos prestam tantos serviços fundamentais para a nossa saúde e qualidade de vida.

Isto passa pela escolha das espécies, pelo dimensionamento do espaço para a árvore, a forma de construção e plantação e a manutenção como por exemplo as podas.

Muitos dos problemas que associamos às árvores nas cidades acontecem ou porque a árvore não tinha espaço suficiente para o bom desenvolvimento, ou porque a poda não foi executada correctamente ou ainda porque a espécie escolhida não foi a mais adequada.

 

Mas talvez estejamos também mais sensíveis já que vivemos cada vez mais em espaços interiores e asseptizados o que pode ter consequências no desenvolvimento de algumas imunidades.

 

E ainda, o espaço que as árvores poderão ocupar para lhe dar tudo isto é cada vez mais cobiçado por todas as infra-estruturas, redes, habitação, comércio e tudo o que queremos ter nas cidades hoje em dia e aqui o planeamento e projecto são muito importantes.

 

A próxima vez que tenha de sacudir as folhas da sua viatura imagine-se num dia quente de verão, sem sombra nenhuma, quando passa um autocarro a gasóleo, que ainda não é o seu…

 

Post a comment: